domingo, 8 de maio de 2011

crendices etc

CRENDICES ETC

Existem crendices, superstições, mitos, religiões, lendas, histórias da carochinha etc.

O que é um o que é outro? As vezes podemos definir, outras vezes, depende de se acreditar ou não. Mesmo assuntos que são religiosos e são supostamente verdadeiros podem deixar dúvidas porque dão dupla interpretação ou são incoerentes com outro fato semelhante.

Por exemplo a virgem Maria era virgem ao gerar seu primogênito? Verdade, mentira, mito, lenda, crendice, ou história para esconder alguma verdade? Para os gregos Minerva foi gerada no cérebro de Júpiter. Se um é verdade porque o outro não o é? Não dizem que para os deuses tudo é possível?

Os deuses gregos tinham filhos com mortais, nasciam os semi-deuses. Tinham poderes mas, eram mortais. Deuses de religiões também geraram semi-deuses, embora usando outro nome para não parecer plágio, como messias, enviado, salvador, filho de deus etc. Os deuses gregos desciam à terra, seduziam uma mulher e catapimba, quando ela acordava ia ser mãe de um semi-deus. Um deus de certa religião, não desceu à terra, lá do alto ele colocou a sementinha no útero de uma “virgem” e, lá viria um filho de deus que não teria o nome de semi-deus. Não desceu nem mesmo para avisar a mulher, mandou um representante. Será que fez diferente para não parecer plágio ou ele não era “chegado”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário