domingo, 11 de março de 2012

A ORIGEM

Nossos ancestrais, viviam em grupos vadiando de uma lado para outro. Machos e fêmeas juntos, sem donos ou companheiros. Na hora do vamos ver o macho pegava a primeira fêmea à vista e “catapimba”. Ninguém era de ninguém. Ajudavam-se para conseguir alimentos e refúgios. Sempre havia um líder natural, sempre por ser o mais forte.

A evolução fez com que os grupos aumentassem, liderança continuava a existir. Os grupos foram deixando de serem nômades, já construíam abrigos e, ficavam naqueles arredores enquanto não escasseassem os alimentos. Após o que “desbundavam” para outro sítio. Quem decidia era o chefe. Quanto mais sedentários, maior o poder do chefe e, maior a disputa pela chefia.

Com o passar dos tempos, e muito tempo, alguns chefes sabiam que quando sua força diminuísse, ele seria destituído e provavelmente, morto. Apareceram alguns mais espertos e sabiam que precisavam mais do que força para se manterem no poder. Os povos primitivos temiam tudo: chuva, trovão, raios, montanhas, rios, etc e etc. Alguns então, brilhantemente, declararam-se interlocutores ou representantes dos responsáveis por todos estes medos. Passaram a ser pessoas especiais, com poderes sobrenaturais. A esses medos deram o nome de “deus”. O poder físico podiam até passar para outros, geralmente amigos mais “chegados” e assim curtiam a velhice, falando com deuses, fazendo curandeirismo perante os ingênuos e incautos. As “coisas” foram assim evoluindo e estavam inauguradas as religiões. Criadas para preservação de vida de seus criadores, de inicio e, logicamente usadas para domínio do povo. Quanto mais medo infundiam maiores os poderes, e maior o domínio sobre os infelizes. E assim continuaram até hoje, colocando a mulher num lugar secundário. No catolicismo elas não servem para casar com padre, no islamismo não possuem direitos, e mesmo a maçonaria, que diz não ser religião, (mas para chegar a membro, é obrigado a acreditar num deus) discrimina as mulheres. Quem sabe um dia elas chegam perto de onde estão os homens.

E assim conhecemos certas religiões que ainda dominam pelo medo (céu e inferno – nos quais o incautos acreditam). As fortes reduziram-se a poucas, como islamismo, cristianismo, budismo e outras. Umas com maior capacidade de domínio que outras, mas há lugar para todas, enquanto os homens não tiverem coragem de questiona-las.

david@depas.com.br www.depas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário