sábado, 29 de outubro de 2011

FUTEBOL - Estão inventando uma comparação entre Pelé e Messi. Que coisa mais esquisita. Pelé é diferente, é um mito, principalmente porque no seu tempo, ele era quase o único destaque. Tínhamos um Puskas, um Di Stefano, um Fontaine, talvez o melhor desses três, e mais alguns poucos. Quem inventou essa de Messi e Pelé, faria melhor se comparasse Messi com Maradona, embora Maradona seja melhor. Eu diria que não dá para comparar o gringo com Ronaldinho Gaúcho. Eu acredito que Ronaldinho, no auge da carreira, era melhor que Messi. Nunca chegaremos a saber quem é o melhor. Cada um é cada um, e ponto final.

Como exemplo, cito uma conversa que tive com Araken Patuska, (jogador da seleção brasileira de mil novecentos e trave quadrada) no campo da Ferroviária, em mil novecentos e trave quase redonda. Perguntei-lhe se conhecia alguém melhor que Pelé. Tranqüilo respondeu-me que sim. Era Friedenreich (também da seleção brasileira), e completou dizendo que ele era mais completo que Pelé. Acatei respeitosamente, afinal, ele já estava na seleção antes de Pelé nascer (e eu também), jogou com Friedenreich, e acompanhou a carreira do Rei. Cada um é cada um, e “zé fini”.

Se essa comparação (Messi – Pelé) for coisa dos gringos “hermanos”, digo a eles que se quiserem ser justos, não comparem Maradona nem com Garrincha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário