quarta-feira, 5 de agosto de 2015

TRABALHO INFANTIL

TRABALHO INFANTIL
            Sempre ouvi políticos e outros denunciarem o trabalho infantil. Também vi muitas reportagens sobre o mesmo nas TV’s. Proibiram por lei que, menores de 14 anos e 16 com ressalvas, não podem trabalhar. Quem fez a lei, acredito que a fez apenas para justificar o alto salário no Congresso, o fez demagogicamente. Se a lei fosse feita com boas intenções o legislador deveria preocupar-se com as consequências. Um menor não pode acompanhar o pai ou mãe no serviço. É proibido. Mas se não for com o pai ou a mãe o que ele vai ficar fazendo?  O legislador preocupou-se em prover creches para os pequenos, ocupação com escola em tempo integral para os que beiram os 14 ou 16 anos, em dar ocupações extra-classe, como parques com orientadores, escolinhas de esportes e cultura? Simplesmente tiraram a criança do serviço e a deixaram vagando pelas ruas. A bandidagem agradece.
            Um fato derivado deste assunto é que sempre assisto nas TV’s crianças trabalhando diariamente em programas. Porque isso é permitido? Logicamente teremos justificativas para isso, ou apenas desculpas. E essas justificativas ou desculpas devem servir para os pais que não tem onde deixar o filho.
Procurei informar-me sobre essa permissão, deve haver permissão porque todos assistem TV e vêm crianças trabalhando normalmente. Mas tentei saber se é legal ou não, Passei e-mails para muita gente e organizações. Delas nenhuma resposta até hoje. Talvez seja normal, seja legal e então acham de somenos importância uma resposta. Mandei e-mail para a Secretaria de Estado de Criança do Governo do Distrito Federal, Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente de Jales, Forum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, para as Lideranças dos Partidos da Câmara Federal, para Imprensa como: A Tribuna de Jales, Antena 102 de Jales, Revista Caros Amigos, Revista Carta Capital, Radio Dinâmica de Santa Fé, Folha d’Oeste de Jales, O Jornal de Santa Fé, O Santarritense de Santa Rita do Passa Quatro (minha terrinha natal) e TV Tem de SJRP. Como esqueci o Jornal de Jales, essa vai agora pra ele. Também receberam e-mail senadores Jorge Viana, Lidice da Mata, Marinor de Brito, Eduardo Suplicy (ex), Eunicio de Oliveira, Flexa Ribeiro, João Capiberibe, Mozarildo Cavalcante, Paulo Paim, Pedro Simon (ex), Pedro Taques, Randolfe Rodrigues, Wellington Dias, deputados Amauri Teixeira, Chico Alencar, Erika Koka, Janete Pieta, Reguffe e Rogério Mendonça. Como disse, resposta nenhuma até hoje.

Enquanto não me disserem se isso é legal ou não, continuarei sem saber o que é trabalho infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário